Rosas de amor à Mãe de Deus!
- Henrique Soares Borges
- 13 de mai. de 2017
- 2 min de leitura
Terço, ou o rosário, é uma oração de contemplação, louvor e súplica ao mesmo tempo. O papa Paulo VI ensinou que ele "tem índole comunitária, se nutre da Sagrada Escritura e gravita em torno do mistério de Cristo". Historicamente, o Rosário teve origem nos monges irlandeses, nos séculos VIII e IX, que recitavam os 150 salmos. Os leigos das redondezas apreciavam o costume, mas não podiam acompanhá-los porque não sabiam ler. Então sugeriu-se que eles rezassem 150 Pai-Nossos em vez dos salmos, que mais tarde foram substituídos por 150 Ave-Marias. Eram orações espontâneas, visto que ainda não havia regulamentação da Igreja, e a piedade começou a espalhar-se. A história do Rosário, nome derivado de rosa, é um longo seguimento de maravilhas, graças e bênçãos, concedidas a todos os que o recitem.
E a fim de propagar a devoção ao Santo Rosário, neste 13 de maio de 2017, centenário da aparição de Nossa Senhora de Fátima e em comemoração ao Ano Mariano, o catequista Anderson e o auxiliar Henrique trouxeram este como tema do encontro semanal.

Cada um recebeu um terço, para que todos pudessem acompanhar e aprender esta nova prática. Foi um momento especial, pois, para muitos, era naquele momento que iriam conhecer o terço. Aos poucos, cada um foi contemplando um mistério, da alegria aos sábados, e todos o acompanhavam em oração.
Quanto mais se invocava Maria repetindo as Ave-Marias, tanto mais se evocava o Cristo, o "bendito fruto do seu ventre". Tudo o que Jesus fez para nos dar o Reino do Pai. No caminho da oração vamos percorrendo o itinerário do discipulado junto com Maria, a discípula primeira e maior. Os 'Pai-nossos', as 'Ave Marias' e os 'Glórias ao Pai' entrelaçam episódios importantes vividos por Jesus e Maria. Cenas de alegrias, dores, glória e vivência do Reino. Feita com devoção e piedade esta prece tão excelente tem alcançado muitas graças divinas. E através dela a Igreja superou grandes crises em sua História ao longo dos séculos: heresias, guerras, tragédias e perseguições. Esta prece promove a vida cristã e a pastoral, iluminando a opção a ser feita em momentos de grave aflição. Depois do Pai-nosso é a oração mais conhecida e mais popular dentro da Igreja. Nenhum cristão deveria deixar de fazê-la.
Ao final, todos foram embora, mas com um objetivo proposto pelos catequistas: propagar a devoção do Santo Rosário em todos os lugares que estivesse presente, seja em casa, na escola ou, até mesmo, em uma roda de amigos. Pois cada Ave Maria é uma rosa do buquê a ser oferecido a Jesus e Maria.
Comments