top of page
Buscar

E depois da Crisma?

  • Ir. Marlene Bertoldi; Henrique Soares Borges
  • 29 de out. de 2016
  • 6 min de leitura

A FÉ VIVIDA, TESTEMUNHADA E CELEBRADA EM COMUNIDADE

Para quê um cristão, uma cristã é crismado/a? Será que é apenas para fazer uma festa? Para mostrar uma roupa? Penso que um jovem ou adulto consciente da sua responsabilidade não se prepara para receber um sacramento por motivos tão banais. Uma coisa é certa: tudo tem suas exigências. Como na vida em família existe amor, liberdade, mas também exigências, assim também acontece com o sacramento, que é dom, presente e sinal de Deus. Queremos refletir um pouco sobre as exigências do sacramento da Crisma, ligadas à vivência comunitária. A fé cristã tem dupla dimensão: pessoal e comunitária. Nosso Deus é um Deus comunitário: Deus Trindade. Jesus criou uma comunidade de discípulos e com eles caminhou pelas estradas da Galiléia e da Judéia até a cruz. Estes discípulos comungaram sempre mais a vida, as propostas, o projeto de Jesus. Duas exigências foram colocadas pelo mestre: Conversão e seguimento - “Convertam-se e acreditem na Boa Notícia” (Mc 1, 15). “Eles deixaram imediatamente as redes e seguiram a Jesus” (Mt 4, 20). Seguir a Jesus é juntar-se, fraternalmente, aos outros discípulos. Para isso, é preciso deixar as redes do egoísmo, do consumismo, da preguiça, do comodismo, para ir ao encontro das pessoas e suscitar “vida para todos”. “Quem crê não pode deixar de testemunhar sua fé. Quem foi escolhido, recebe uma missão. A missão fundamental é pregar o próprio Evangelho, anunciar Jesus, revelar o amor do Pai pela humanidade. Mas o próprio amor a Deus exige o amor fraterno, a comunhão e a participação. E mais, o empenho na conversão diária diante de tantos cenários que o nosso mundo moderno apresenta” (cf. Puebla 327; CR 66). A crisma acentua o envio para a missão. Uma fé bem vivenciada concreta e comprometida reforça a tarefa missionária da Igreja.

MISSÃO DOS CRISMADOS

A missão não pode ser como uma lâmpada que ora se acende ora se apaga. Ela é um processo que a catequese precisa ir motivando desde os primeiros passos de cada cristão. Não existe missão para si próprio. Missão é algo que impulsiona a sair de si para o bem da comunidade. Não importa se os interlocutores da Crisma são jovens ou adultos. Importa, sim, que todos possam assumir uma fé como processo de crescimento e que esta se expresse num comprometimento com o vasto mundo e com a comunidade eclesial. Alguns caminhos para serem assumidos pelos crismandos:

• Exercer serviços na litúrgicos e nas pastorais;

• Presença e testemunho nos ambientes onde se encontram;

• Diz a Evangelli Nuntiandi: “O campo próprio de cada cristão/ã é o vasto e complicado mundo da política, da realidade social e da economia, como também o da cultura, das ciências e das artes, da vida internacional, dos meios de comunicação e outras realidades como: a família, a educação das crianças e dos adolescentes, o trabalho profissional e os sofrimentos” (cf. EN 70).

O documento CATEQUESE RENOVADA (n.º 26) aponta os principais compromissos de um cristão/ã. Vejamos:

• Compromisso na construção da história. Tendo fé no Deus da vida, acreditando numa efetiva organização para possibilitar maior dignidade a todos, suscitará esperança em construir um mundo diferente (CR 252-255). • Compromisso com a família. A família é o berço de todos os valores. Ela permite a primeira experiência de comunhão na fé, no amor e no serviço ao próximo (CR 260-263). • Compromisso com o trabalho. Construir a sociedade, sabendo que o trabalho é para o homem e não o homem para o trabalho (CR 264-265). • Compromisso com a política. O cristão crismado não é um omisso diante dos problemas sociais e econômicos, mas é um concreto participante para se viver uma verdadeira democracia (CR 266-270). • Compromisso frente à pobreza. Descobrir formas para maior solidariedade (CR 271-273). • Compromisso com o crescimento da justiça, da dignidade humana, do desenvolvimento integral e da paz, contra todas as formas que provocam a injustiça, a fome, a miséria, a escravidão das drogas, a ausência de paz... (CR 274-276). • Compromisso frente ao pluralismo. Diante desta realidade, o maior compromisso é o diálogo. Somos chamados a termos atitudes de tolerância e responsabilidade. • O cristão(ã), pelo sacramento da crisma é fortalecido(a) pelo dom do Espírito Santo para assumir com coerência sua fé e, portanto, a vida cristã.

O Sacramento da Crisma é o que nos coloca num processo de maior maturidade e permite um testemunho feito de atitudes comprometedoras na vida, dentro da família e da comunidade. O(a) cristão(ã) crismado(a) se torna responsável por uma Igreja viva e renovada e por um mundo mais justo e mais fraterno.

===============================================================

CONTEÚDO EXTRA

Para você que irá crismar e deseja saber mais sobre as orações que um cristão crismado deve saber, veja abaixo. Não perca a oportunidade de se aprofundar no assunto! Abra os links deixados e boas orações!

Vinde Espírito Santo

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso.

Amém!

Pai Nosso

Pai nosso, que estais no céu Santificado seja o Vosso nome, Venha a nós o Vosso reino, Seja feita a Vossa vontade, Assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje. Perdoai as nossas ofensas, Assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixeis cair em tentação, Mas livrai-nos do mal. Amém.

Ave Maria

Ave Maria, cheia de graça o senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres, bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Creio

Creio em Deus Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra e em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém.

Salve Rainha

Salve Rainha, Mãe de Misericórdia Vida, doçura e esperança nossa, Salve! A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva A Vós suspiramos, gemendo e chorando neste Vale de Lágrimas. Eia, pois, advogada nossa Esses Vossos olhos misericordiosos A nós volvei! E depois desse desterro, Mostrai-nos Jesus, bendito fruto do Vosso Ventre Ó Clemente, Ó Piedosa, Ó Doce Sempre Virgem Maria. Rogai por nós Santa Mãe de Deus, Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

Sete Dons do Espírito Santo

  • Sabedoria

  • Entendimento

  • Conselho

  • Ciência

  • Piedade

  • Fortaleza

  • Temor de Deus

Sacramentos

  • Batismo

  • Eucaristia

  • Confirmação ou Crisma

  • Reconciliação ou Penitência

  • Ordem

  • Matrimônio

  • Unção dos Enfermos

Os Dez Mandamentos

1º - Adorar a Deus e amá-lo sobre todas as coisas.

2º - Não usar o Santo Nome de Deus em vão.

3º - Santificar os Domingos e festas de guarda.

4º - Honrar pai e mãe (e os outros legítimos superiores).

5º - Não matar (nem causar outro dano, no corpo ou na alma, a si mesmo ou ao próximo)

6º - Guardar castidade nas palavras e nas obras.

7º - Não furtar (nem injustamente reter ou danificar os bens do próximo).

8º - Não levantar falsos testemunhos (nem de qualquer outro modo faltar à verdade ou difamar o próximo)

9º - Guardar castidade nos pensamentos e desejos.

10º- Não cobiçar as coisas alheias.

Os Cinco Mandamentos da Igreja

1º - Participar da missa inteira nos domingos e outras festas de guarda e abster-se de ocupações de trabalho.

2º - Confessar-se ao menos uma vez por ano.

3º - Receber o sacramento da Eucaristia ao menos pela Páscoa da Ressurreição.

4º - Jejuar e abster-se de carne, conforme manda a Santa Mãe Igreja.

5º - Ajudar a Igreja em suas necessidades.

 
 
 

Comments


EM DESTAQUE
RECENTES
ARQUIVO
PROCURAR POR TAGS
Deixe o seu comentário
bottom of page