O olhar de Jesus sobre a realidade
- Aloísio Vitral - Bispo de Teófilo Otoni
- 22 de set. de 2016
- 2 min de leitura

Contam as escrituras que quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. "Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas aqueles que te foram enviados! quantas vezes eu quis reunir teus filhos como uma galinha reúne seus pintinhos debaixo das asas, mas não quisestes! Se tu compreendesses o que te pode trazer a paz! Agora, está escondido aos teus olhos!"
Poderíamos atualizar esta passagem: se o Mestre se aproximasse de nossa cidade - qualquer cidade de nosso Brasil! - certamente choraria. E choraria, porque também nós ainda não compreendemos Aquele que nos trouxe a Paz. Olhamos a realidade, mas não a vemos em profundidade, porque nos falta o olhar de Jesus. Aquele olhar puro, desarmado e despido de interesse pessoal, mas pleno dos desejos de Justiça e Fraternidade.
O caminho para nossa conversão, Ele mesmo - o Mestre - nos indicou: é seguí-lo!
Aconteceu com Levi, que chamado por Jesus, segui-O e se tornou o apóstolo-evangelista Mateus, que todos conhecemos. Levi deixava a vida o levar docemente, exercendo a função de cobrador de impostos de seu povo para o Império Romano. Enriquecia-se com o diheiro que coletava. Encheu-se de coragem e trocou seu conforto acomodado pela Paz do Cristo.
Cada um de nós, hoje, teo seu lugar e função na sociedade. E, cada um ao seu jeito, nós a vamos exercendo, tentando cumprir a missão.
Vivemos momento extremamente importante: aproximas-se as eleições municipais. Elas fazem parte da nossa cidadania, quer como eleitores, ou como candidatos. Boa oportunidade para permitimos deixar que a 'vida nos leve', mas nos tornemos atores dos acontecimentos, transformando-os a partir do Olhar de Jesus. A grande tentação é pensarmos que nossa parte é muito pequena, quse insignificante. Não deixemos que a desesperança tome conta de nós. Assumamos a aprte que nos toca, por pequena que aparentemente seja, mas que traz em si a força da União e da Esperança.
Olhemos a nossa realidade destituída de interesses pessoais, mas tomados pela certeza de que caminhamos nas estrada da história - a História do Reino de Deus que se encontra em nós - e é essencial olharmos nosso mundo com o olhar de Jesus.
Desejo que a Luz do Espírito Santo ilumine os nosso caminhos e que as próximas eleições sejam mais um passo na afirmação da nossa Fé.
A Bênção do Pai Misericordioso cubra a caminhada de volta ao Lar Paterno.
+ Aloísio Vitral
Bispo de Teófilo Otoni
Comments