top of page
Buscar

Grupo de Jovens da Igreja

  • Foto do escritor: nospassosdejesus
    nospassosdejesus
  • 13 de ago. de 2016
  • 2 min de leitura

Eu não sou você. Você não é eu. Mas somos um grupo, enquanto somos capazes de, diferenciadamente, eu ser eu, vivendo com você e você ser você, vivendo comigo.”

O Grupo de Jovens é o alicerce da Pastoral da Juventude!!! São as células de nosso corpo!!!

Mas afinal, o que é Grupo de Jovens da Pastoral da Juventude? A primeira ideia é sempre de um lugar com muitos jovens animados, acolhedores, que falam do evangelho, animam as missas e a comunidade através de gincanas, mutirões, festas, festivais, teatros, etc. Isso tudo faz parte e, naturalmente, e que são características que deixam muitos outros jovens curiosos e desejosos em fazer parte.

Mas quando se inicia esta caminhada, descobrimos que existe algo “a mais”! Um Grupo de Jovens de verdade é exigente, tem tarefas, brigas, treinamentos, estudos e muita oração e ação. Na verdade, no grupo se aprende coisas que não se falam na escola ou na família, e isso é bom! Descobri-se então, que é também lugar de crescimento.

O Jovem cresce no Grupo. Mas para isso, além de amor e da opção pelos jovens, expressos em documentos da Igreja latino-americana, é necessário saber como convocar, reunir e o que fazer para que o grupo de jovens caminhe para e frente, e não em círculos. O que pressupõe um jeito de trabalhar em várias etapas pelas quais passam os jovens e, que não podem ser queimadas. O ponto de partida são as necessidades sentidas no contato com a realidade.

O eixo da Pastoral da Juventude são os pequenos grupos de base. Estes grupos que criam laços, confrontam a vida com o evangelho e formam lideranças jovens para o engajamento na Igreja e na sociedade.

Esta foi a metodologia usada pelo próprio Jesus Cristo. Não deixando de trabalhar com a multidão, ele dedicou-se à formação dos discípulos, especialmente dos doze.

PEQUENOS GRUPOS

O grupo de base (de 8 a 20 participantes) proporciona uma melhor participação, amizade e partilha de vida, incentiva o trabalho de cada um e favorece a formação integral do jovem. A formação acontece através de todas as atividades: trabalho, namoro, festa, estudo. Tudo tem que andar junto, contribuindo para o jovem crescer e ser feliz.

No grupo, há momentos em que os jovens gostam de falar de si, de sua família, do trabalho, da escola, do lazer. Depois já estão preocupados com a comunidade e seus problemas, no compromisso com a mudança da sociedade. Por isso, uma formação integral apresenta a necessidade de uma pedagogia que engloba a vida toda do jovem, que atenda:

  • a dimensão afetiva, ajudando a ser pessoa;

  • a dimensão social; integrando o jovem no grupo e na comunidade;

  • a dimensão espiritual, ajudando a crescer na fé;

  • a dimensão política, desenvolvendo o senso crítico e ajudando a tornar-se sujeito transformador da história;

  • a dimensão técnica, capacitando para a liderança, planejamento e organização participativos.


 
 
 

Comentários


EM DESTAQUE
RECENTES
ARQUIVO
PROCURAR POR TAGS
Deixe o seu comentário
bottom of page